23 Dicas dos Maiores Especialistas em SEO do Mundo

Quão bom seria se nós pudéssemos reunir os maiores especialistas em SEO do mundo em uma única sala e falar sobre os segredos para rankeamento em mecanismos de buscas? Isso seria maravilhoso! Nós não temos uma sala grande o suficiente para fazer isso. Mas nós temos a Internet! E por isso, eu consegui reunir dicas dos maiores especialistas em SEO para você alcançar o sucesso com o seu Ecommerce.

Abaixo você encontra notícias e dicas realmente úteis sobre otimização móvel, métricas, marketing de conteúdo e outras técnicas de SEO. Portanto, pegue um café, sente-se confortavelmente e comece a ler essa lista com 23 dicas únicas de SEO, sugeridas pelos maiores especialistas em SEO do mercado para aumentar o tráfego do seu site. Mas… caso você ainda não entenda muito bem sobre SEO, confira o Melhor Guia de SEO para Ecommerce do Brasil.

1. Entenda que SEO não é só sobre rankeamento

“Se eu pudesse recomendar só uma dica, então seria: tenha certeza de que você entende como SEO funciona dentro do enorme universo da estratégia de marketing.” – Phil Frost. Fundador e Diretor de Operações da Main Street ROI.

Eu já conversei com muitos donos de empresas que pensam que rankear em uma posição alta no Google é tudo o que você precisa para ter sucesso. A realidade é que SEO é só uma das muitas táticas para direcionar possíveis compradores para seu site. Ok, ter um bom posicionamento no Google é ótimo, mas isso também não vale a pena se você não tem um site que é otimizado para converter todo o tráfego em vendas. Além disso, você não vai rankear alto por muito tempo, a menos que você tenha um bom rastreamento no local e um processo para monitorar e analisar seus esforços de SEO.

Como você pode ver, SEO não é só sobre rankeamento. É também sobre otimização de taxa de conversão do site e análise e rastreamento de sites. Isso é importante para se entender antes de começar a investir em SEO.

2. No SEO, o segredo é ter visão de longo prazo. Isso significa focar na estrutura e no conteúdo, sem pegar atalhos

Profissionais do ecommerce, o segredo para o sucesso no SEO é foco e paciência. Não sucumbam diante da pressão para gerar resultados no curto prazo. A missão do Google e dos outros buscadores é promover o melhor resultado para cada pesquisa e isso significa promover a melhor experiência de busca possível, em todos os aspectos. Portanto, para isso, você precisa focar em construir o alicerce do seu negócio do jeito correto.

A arquitetura do seu ecommerce deve ser extremamente rápida para promover o menor tempo de carregamento possível. Lembre-se, estamos no Brasil e a conexão de rede é lenta para a maior parte da população, portanto se o seu site também for lento, você corre o risco de perder vendas porque os usuários simplesmente irão desistir de esperar. Além da velocidade, é importante focar na experiência de design e isso significa criar um ecommerce com um layout orientado a um fluxo de conversão eficiente e principalmente, responsivo para os smartphones, portanto invista em um design profissional.

Crie um conteúdo que promova uma experiência de leitura agradável. Ou seja, chega de usar a descrição da fabricante! Não tenha medo de ser diferente, seja criativo e surpreenda seus usuários. Além disso, a maior parte das lojas online estão brigando exatamente pelas mesmas palavras, que são extremamente competitivas, e há pouquíssimos espaços disponíveis nos resultados das buscas para tantos competidores.

Então como você pode se posicionar nos primeiros lugares sem sangrar para posicionar seus produtos no topo?

Simples, crie um blog! Crie conteúdo para todas as etapas da jornada do seu consumidor e utilize palavras menos competitivas para gerar tráfego para o seu blog e do seu blog direcionar as pessoas para o seu ecommerce para realizarem uma compra. Você pode criar listas de compras, avaliações de produtos e muito mais. Use a criatividade e você irá se sair bem.

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E ah, não se esqueça de ter canais de distribuição extremamente eficientes. Não adianta ter o melhor produto ou conteúdo se ninguém souber que você existe. Portanto, faça alianças com pessoas relevantes na sua indústria, seja um blogger, empresa ou portal. Parcerias são a chave para o sucesso no mundo dos negócios.

Por fim, imagine o seguinte cenário:

Você abre uma loja física em um ponto sem movimento, mas você tem o melhor produto do mercado. O resultado é que você não irá vender, pois não importa quão bom é seu produto se ninguém te conhece.

Imagine que transferimos a sua loja física para o ponto mais movimentado da cidade. Você irá começar a vender muito, certo? Não necessariamente.

Agora você tem muito movimento na sua loja física, porém as pessoas estão entrando, olhando os produtos, vendo que são os melhores do mercado, mas ao invés de comprar, estão colocando eles de volta no mostruário e indo embora sem levar nada. Isso é muito frustrante.

A causa disso é que a loja não tem um design que transmite credibilidade e confiança, portanto embora o comprador tenha visto que seu produto é fantástico, ele não se sentiu confortável para comprar.

“Essa analogia resume o segredo do sucesso no SEO. Crie uma arquitetura que promova uma experiência de design incrível e que transmita confiança, desenvolva um bom trabalho no SEO e você conquistará tráfego orgânico de qualidade e irá converter esse tráfego em vendas. Simples assim.” – Fernando Vitti. Diretor de Marketing da Ecommet.

3. Otimize seu conteúdo para seus clientes e não para os mecanismos de buscas

Produzir conteúdo irrelevante e insignificante para o que o seu público-alvo quer e precisa resulta em apenas uma coisa: as pessoas param de te levar a sério. Ou seja, pessoas clicam nos seus links nos SERPs (páginas de resultados de busca), mas não interagem com o seu site e saem rapidamente. Isso é um exemplo de oportunidade desperdiçada, onde você poderia transformar um visitante em comprador.

“Otimizar seu conteúdo para seu comprador e não para os mecanismos de buscas. O que eu quero dizer com isso? É tão fácil encontrar algumas palavras-chave de alto volume de busca em torno do seu produto e transformá-las em posts de blog. Eu percebo que todos precisam de mais visitas.” – Omi Sido. Gerente de SEO da Canon Europe

Você deve estar se questionando sobre como saber o que sua Buyer Persona (não confunda com perfil de comprador) está procurando. Isso é uma boa questão, então deixa eu te dar algumas dicas acionáveis. Encontrando perguntas que as pessoas estão fazendo sobre seus produtos ou serviços.

Um bom lugar para começar é na Quora, um fórum onde você encontra perguntas e respostas a respeito de tudo que quiser saber. Eu simplesmente entrei lá e digitei algo que veio na minha mente: Smartphone.

Algumas das perguntas que encontrei:

  • Qual é o melhor smartphone de 2016?
  • Quais são algumas dicas interessantes para Smartphone?
  • Qual o tipo de smartphone que você usa?
  • Smartphones: Qual é o melhor celular para comprar até 1500 reais?

Outro lugar favorito para ir é o Answer The Public. Uma ferramenta gratuita que basta você filtrar para “português” e escrever o que você quiser saber. Novamente coloquei “smartphone” e dê uma olhada na vasta possibilidade de perguntas que ele me sugere:

Otimize seu conteúdo para seus clientes e não para os mecanismos de buscas

Por último, mas não menos importante tem o Google Keyword Planner, uma ferramenta gratuita do Google Adwords para os anunciantes, onde você pode pesquisar ideias de palavras-chave e saber o volume de pesquisa de determinadas palavras. Confira aqui um post detalhando o processo inteiro de pesquisa por palavras-chave.

Otimize seu conteúdo para seus clientes e não para os mecanismos de buscas

Bônus: Foque e escolha apenas nas palavras-chave que respondem a pergunta da sua Buyer Persona.

Eu tenho certeza de que você já sabe onde quero chegar. Você sabe a pergunta e tem a palavra-chave. Tudo o que você precisa fazer é dar a resposta em forma de texto em um blog ou um vídeo.

Nós começamos com o comprador em mente e finalizamos com um conteúdo que é relevante para o público-alvo e, ao mesmo tempo, é otimizado para os mecanismos de busca.

4. Entenda como seu site está performando além das métricas de vaidade

“Minha dica é esteja sempre auditando. Auditar é essencial para o sucesso do SEO. Entenda como seu site está performando além das métricas de vaidade, aquelas que não te ajudam a tomar decisão alguma.” – Danny Denhard. Fundador da Denhard Media.

Se você se baseia nos KPIs certos, o processo de auditoria vai te fornecer ideias e te ajudar a focar para fazer as mudanças certas.

5. Não subestime o poder do SEO técnico criativo

Muitas vezes, as pessoas erram ao testar o SEO, principalmente porque não é fácil, mas a otimização do CTR (taxa de cliques) é uma maneira de obter grandes vitórias.

“Não subestime o poder do SEO técnico criativo. Agora, por SEO técnico, não estou falando sobre corrigir erros do tipo 404 ou garantir que seu site em JavaScript seja rastreável (embora seja importante).” – Paul Shapiro. Diretor de Estratégia e Inovação da CatalystSEM

Estou falando sobre a criação de novas ideias e análises que ajudem a mover o ponteiro, mas são menos sobre redação e mais sobre proficiência técnica. Alguns exemplos: cavando profundamente na pesquisa de palavras-chave e de dados ou preenchendo dinamicamente tags de título usando a API do Google Search Analytics.

6. Tenha conteúdo deliberadamente escrito para ser altamente vinculado

“A minha única e principal dica de SEO seria garantir que, entre todos os conteúdos específicos e acionáveis que você está criando, tenha algumas peças de conteúdo deliberadamente escritas para serem altamente vinculativas.” – Sujan Patel. Co-fundador da WebProfits.

Um conteúdo altamente vinculável é um conteúdo escrito em um tópico suficientemente amplo que você pode trabalhar em “guest posts” e outras oportunidades de links, sem que o artigo tenha que estar diretamente relacionado ao conteúdo ao qual você está vinculando.

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Por exemplo, um guia completo sobre como fazer seus clientes felizes em todos os pontos do relacionamento, um grande conteúdo que encanta o cliente. É possível linkar esse conteúdo dentro de artigos sobre temas que vão desde marketing e vendas até operações e gerenciamento de funcionários. Ter alguns desses tipos de conteúdo significa que você nunca perderá a oportunidade de conectar seus conteúdos.

7. Não subestime quão importante a marca é para SEO

Não subestime a importância da marca para o SEO.

“Não é o ponto nº1 para “Táxi” se o cliente digita “Uber.” – Dixon Jones. Diretor de Marketing na Majestic.

8. Construa seu site em uma base sólida de pesquisa dados e palavras-chave

“Eu recomendaria que você crie a arquitetura de informação do seu site, estrutura de URL e planeje a forma como o conteúdo é organizado no domínio, em uma base sólida de pesquisa de palavras-chave e análise detalhada de seus dados de pesquisa.” – Trond Lyngbo. Fundador da Search Planet.

Seu objetivo deve ser construir um destino centrado no cliente que funcione 24 horas por semana, para atrair novos negócios.

Minha empresa, Search Planet, é especializada em SEO para ecommerce. Muitas vezes vejo que mesmo as grandes lojas de ecommerce perdem receita e lucro por refletirem para o online suas próprias necessidades e estrutura organizacional, em vez de se concentrarem nas necessidades de seus clientes. Portanto, os melhores clientes potenciais não os encontram nos resultados de pesquisa. Ou quando eles encontram, não efetivam uma compra e acabam indo comprar com os concorrentes em vez disso.

Ao transformar sua presença online para ser totalmente focada no cliente, você acabará com a desordem, dominará os mecanismos de busca, atrairá um alto volume de tráfego direcionado para o seu site e irá conquistar mais vendas.

9. Invista tempo e dinheiro para ter seu site analisado em termos do seu SEO atual

“Minha única dica de SEO seria: realmente invista tempo e dinheiro para ter seu site analisado em termos de seu SEO atual. Muitas vezes as pessoas não estão dispostas a investir o dinheiro necessário para ter um profissional para analisar a fundo e descobrir um bom plano de ação.” – Julie Joyce. Proprietária da Link Fish Media

Você poderia ter todos os tipos de problemas que você não tem ciência e, ao invés de só tentar jogar links no seu site ou encontrar alguém para escrever um conteúdo melhor para a sua página inicial, coloque algum foco em fazer uma auditoria de SEO completa.

10. Crie a melhor página na Internet para o seu assunto

“A melhor dica é a mais difícil de seguir: crie a melhor página na Internet para o seu assunto. O Google tem mais de 2.000 doutores em matemática na equipe. Eu suponho que eles são mais inteligentes do que eu e quero que eles façam parte da minha equipe.” – Andy Crestodina. Co-fundador e diretor estratégico da Orbit Media

Então aqui está o que eu penso sobre SEO:

  • Se você fez a melhor página na Internet para seu assunto, há 2.000 doutores em matemática tentando AJUDAR você;
  • Se você não fez a melhor página na Internet para seu assunto, há 2.000 doutores em matemática tentando PARAR você.

Claro, isso não é o suficiente para fazer uma boa página. Mas é o primeiro passo. Combine esse esforço com um entendimento claro sobre SEO OffPage, links e um entendimento básico sobre como aumentar sua autoridade de domínio e tudo se encaminhará para funcionar bem para você.

11. Quando se trata de aquisição de links, você precisa procurar confiança

O panorama mudou muito, nós estamos vendo muito mais mudanças de peso para a Experiência do Usuário (UX) e Link Building se tornou um jogo de confiança.

“Minha principal dica seria estar cercado de links, especificamente links com métricas. Quando se trata de aquisição de links, você precisa estar procurando por confiança e você só pode fazer isso através de uma revisão manual.” – Tim Grice. CEO da Branded3

Profissionais de SEO precisam esquecer eles; não há uma métrica por aí que dê um verdadeiro reflexo do valor de um link. Nós encontramos vários links com boa autoridade de domínio ou domínio de confiança que nós classificaríamos como sites tóxicos. Quando se trata de aquisição de links, você precisa estar procurando por confiança e você só pode fazer isso através de uma revisão manual.

Este site é o tipo de site que o Google confiaria e gostaria de usar para entregar valor? É uma fonte confiável de informações? Se a resposta foi “sim”, então você deve se focar em como seus links aparecem neste site. Os links que parecem anúncios, no rodapé ou nas laterais são menos propensos a passar o valor a longo prazo.

Estamos vendo um enorme aumento na influência que a velocidade do site tem nos rankeamentos. Nós executamos alguns testes com os clientes e estamos vendo uma correlação direta e quase imediata com melhorias de velocidade e uma elevação nos posicionamentos. Torne isso prioridade, trabalhe com a equipe de desenvolvimento e assegure que seu site seja o mais rápido possível.

12. Invista tempo e esforços para desenvolver uma estratégia de Link Earning

“Link Building não está morto, só está com um novo nome: Link Earning. Invista tempo e esforços para desenvolver e executar uma estratégia de Link Earning para o seu negócio” – Caleb McElveen. Diretor de SEO da Reservations.

Não pegue nenhum atalho para comprar ou construir links de baixa qualidade. Embora os links ainda sejam um fator de rankeamento, isso não é mais o único propósito deles. Um link efetivo proporcionará a oportunidade de melhorar três coisas: seu tráfego, sua marca e construir confiança. Estes são os links que devem ser seu ponto de foco e esses tipos de links são encontrados na construção de relacionamentos com sites e empresas relevantes, criando um conteúdo valioso (não só de qualidade) e consistentemente com uma mentalidade de doação. Embora leve tempo, a recompensa valerá a pena.

13. Se todo mundo está indo para um lado, então ir para a direção oposta é uma oportunidade estratégica

Se você quer apenas uma dica de SEO, então me deixe compartilhar a visão que me levou a co-fundar o SEO-PR em 2003. Centenas de profissionais de SEO otimizam páginas da web na esperança de que eles terão um posicionamento elevado nos resultados de pesquisa do Google. E muitos deles fazem um ótimo trabalho, mas uma pequena parcela otimiza notícias, postagens de blogs ou comunicados de imprensa esperando que eles alcancem um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google Notícias.

“Os links de comunicados da imprensa devem conter a tag no follow, então não há um “link-juice” neles. Mas eles ainda podem encaminhar os visitantes para uma página com mais informações, se for relevante e importante. Usamos links de rastreamento únicos em quatro comunicados da imprensa da Southwest Airlines para gerar 2,5 milhões de dólares em vendas de passagens.” – Greg Jarboe. Presidente e co-fundador da SEO-PR

Agora, o algoritmo do Google Notícias é semelhante, mas diferente do algoritmo do Google. Por quê? Porque os links de entrada não são tão fortes como um sinal da importância de uma história. Isso gera uma importância especial, mas o grande erro que muitos profissionais de SEO cometem é assumir que a popularidade das palavras-chave utilizadas no Google é a mesma no Google Notícias. Elas muitas vezes não são. Você pode ver isso sozinho usando a ferramenta do Google Trends. O resultado padrão para qualquer palavra-chave mostrará a tendência de interesses de buscas na web, mas você pode usar o menu suspenso para ver os interesses da pesquisa de notícias. E as tendências muitas vezes são diferentes.

Veja este exemplo:

Se todo mundo está indo para um lado, então ir para a direção oposta é uma oportunidade estratégica
Se todo mundo está indo para um lado, então ir para a direção oposta é uma oportunidade estratégica

Além disso, o Google diz que 16% das buscas que você vê todos os dias são novas. Bom, pergunte para si mesmo: De onde vêm os termos de busca bebê? E você descobrirá que não é a cegonha que os traz. Eles são gerados pelas “notícias”. Então, estes são termos de pesquisa que seus concorrentes não estão otimizando em suas páginas da web para obter altos posicionamentos por 15 anos. Então, você tem um “truque na manga” para obter suas notícias ou posts no blog (se você é uma fonte de notícias) e até mesmo as notícias da imprensa em que você é citado para obter classificações altas do mesmo jeito que você faria para qualquer outra página na web.

Agora, é certo que sua classificação no Google Notícia só pode durar um ou dois dias.

Mas, para notícias e eventos a curto prazo, esta é a oportunidade de direcionar o tráfego para uma página de destino relevante em seu site. Os links de comunicados da imprensa não são seguidos, então não há um “link-juice” neles. Mas eles ainda podem encaminhar os visitantes para uma página com mais informações, se for relevante e importante. Usamos links de rastreamento únicos em quatro comunicados da imprensa da Southwest Airlines para gerar 2,5 milhões de dólares em vendas de passagens. E quando o diretor de finanças perguntou como sabíamos que eles vieram dos comunicados da imprensa, mostramos que os parâmetros de rastreamento nos links não eram usados por nenhum outro elemento do marketing da empresa.

Quando ele sugeriu que estávamos apenas colhendo o interesse que tinha sido gerado pelo excelente anúncio de TV da empresa, mostramos que os lançamentos eram para novos serviços para cidades onde a Southwest Airlines nunca havia exibido um anúncio. Ele perguntou o que mais nós sabíamos. Bem, nós analisamos o banco de dados de pessoas que compraram as passagens. Descobrimos que dois terços nunca haviam voado com a Southwest Airlines antes e que geralmente estavam comprando passagens de ida e volta para duas pessoas.

Agora, aqui está a moral da história: Parte do porquê nós obtivemos uma resposta tão forte foi o uso do termo “passagem aérea barata” no título e parágrafo principal da notícia. Mas a outra parte foi o preço real de uma passagem de ida na manchete. O que na verdade era uma “passagem aérea baixa”. Portanto, não se trata apenas de colocar uma palavra-chave no título e no parágrafo principal.

14. Invista mais em conteúdo

“Invista mais no conteúdo. Isto é sem dúvida o que as pessoas evitam ao máximo, ainda assim, quase sempre traz grandes rendimentos, tanto em termos de conversão quanto de SEO.” – Eric Enge. CEO da Stone Temple

Aqui na Stone Temple, nós construímos inúmeros estudos de caso sobre o trabalho que desenvolvemos. Onde mais do que dobramos o tráfego para as páginas em que trabalhamos, simplesmente fazendo melhorias no conteúdo dessas páginas.

15. Execute seus próprios testes de SEO em diferentes categorias de pesquisa

“Não acredite em tudo o que você lê e assiste na Internet sobre SEO. A maioria dos melhores profissionais de SEO que conheço nem sequer tem uma conta no Twitter. Execute seus próprios testes de SEO em diferentes categorias de pesquisa.” – Carl Hendy. Consultor de Ecommerce na carlhendy.com

16. Execute uma Análise SWOT em profundidade para SEO

É sempre difícil dar uma dica de SEO genérica e acionável que as pessoas não tenham visto muitas vezes antes. O que é certo para um negócio local não é apropriado para um negócio nacional. O que funciona para uma empresa B2B não funcionará para uma loja de Ecommerce B2C.

“Minha melhor dica de SEO é fazer uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaçadas) do seu SEO. Quais são os seus pontos fortes no SEO? Quais são suas fraquezas no SEO? Quais são as suas oportunidades em SEO? Quais são suas ameaças em SEO?” – Marcus Miller. Diretor gerente da Bowler Hat.

Se você criar uma planilha de SWOT básica e começar a detalhar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Você pode começar a ter uma ideia melhor do tipo de estratégia de SEO que precisa. É exatamente assim que trabalhamos na Bowler Hat e até mesmo nos detalhes da nossa página de serviços de SEO.

23 Dicas dos Maiores Especialistas em SEO do Mundo

Vamos para um exemplo: Se a sua fraqueza fosse autoridade de domínio, então você pode focar nessa área. Às vezes, as empresas terão competência em uma área ou outra. Eles podem ser ótimos na página SEO, mas faltam habilidades de pesquisa de palavras-chave. Você pode ter todo o conteúdo que você precisa, mas falta autoridade. É muito fácil concentrar-se em seus pontos fortes – essa abordagem força você a confrontar suas fraquezas.

Então minha dica: identifique sua situação atual e se concentre nas suas fraquezas.

17. Entenda o que o seu público-alvo pode estar procurando

Uma lição que eu aprendi de um dos maiores juízes de lei corporativa em Delaware foi “seja responsivo”. Faça isso o mais fácil possível para as pessoas responderem “sim” a alguma coisa que você esteja perguntando. Esta lição também se traduz em SEO.

“Tenha certeza de que você entende o que o seu público-alvo pode estar procurando quando eles podem buscar um site que você está otimizando.” – Bill Slawski. Presidente e fundador da SEO by the Sea.

Quais as palavras eles podem usar quando buscam por determinado produto, como eles podem construir sua busca e quais palavras eles esperam ver em suas páginas. Também quais as perguntas que eles podem ter sobre os produtos ou serviços oferecidos neste site; e as respostas a essas perguntas. Para que você possa fornecer as respostas certas e iniciar a jornada para que eles se tornem compradores do seu site.

Ser responsivo significa construir um site para o seu público que facilite a aprendizagem sobre o que você está oferecendo. Além disso, deve ser fácil para eles comprarem com você. Ser bem sucedido em SEO significa construir sites para a audiência do seu cliente.

18. Teste estratégias de longo prazo em vez de táticas de curto prazo e mensure cada passo do processo

Se eu fosse pressionado para dar só uma dica de SEO, seria para não esperar um retorno rápido hoje (geralmente falando).

“É possível que uma única implementação possa fazer uma grande diferença? Sim. É provável? Na verdade não. Se você está investindo em SEO, você está aceitando um longo jogo.” – Bill Sebald. Proprietário da Greenlane Search Marketing

Tente testar estratégias de longo prazo em vez de táticas de curto prazo e mensure cada passo do processo.

O Google tem feito mudanças drásticas que alteraram o jeito de trabalhar o SEO. Muitas das táticas históricas e rápidas que escrevemos em nossos livros foram desvalorizadas pelo Google ou possuem pouco peso hoje. O SEO não é para quem tem coração fraco – espere que irá demorar um pouco para conseguir uma posição que comece a atingir seus objetivos. Isso exige cuidado, tentativa, erro e paciência.

O Google quer rankear os sites que ganham a satisfação dos usuários. Ele não é tão facilmente influenciado, graças a novos modelos de busca e IA (inteligência artificial). São feitas para realmente entender o valor de uma página do jeito que um usuário faria.

19. Tenha certeza de que seu site é responsivo para mobile

“Há muitas coisas que você pode fazer para o seu site melhorar em SEO, mas eu diria agora que você deve se concentrar em garantir que seu site seja amigável para dispositivos móveis.” – Andy Drinkwater. Consultor de SEO da IQ SEO.

O Google possui um novo algoritmo chamado “Mobile First” a razão pela qual é tão importante é que ele muda totalmente como o Google classifica os sites.

No momento, o Google usa o seu site na versão desktop para classificá-lo nas pesquisas em desktop. O Mobile First transforma isso porque ele irá basear seus rankings de desktop em seu site móvel.

Então se a versão mobile do seu site for pobre, ou se você nem tiver uma versão, o Mobile First será a causa dos seus problemas.

20. Crie seu próprio site e faça experiências sem risco

“A única dica de SEO que eu poderia oferecer, que se aplica tanto para os novos ou os mais experientes, seria começar seus próprios sites o mais rápido possível.” – Mark Porter. Gerente de SEO Sênior da Screaming Frog.

Quando eu comecei no ramo, eu estava obcecado com o consumo de cada artigo de SEO que era publicado. Mas, finalmente, as coisas realmente começaram a dar certo quando eu comecei lançando sites. Nenhum deles é particularmente bem sucedido. Mas eles me permitiram tentar coisas sem correr o risco de comprometer a campanha de um cliente. Eu era capaz de mergulhar livremente no SEO do site e também me dediquei às “artes escuras” do Link Building. O que, claro, levou a que um dos meus sites fosse penalizado…É pura diversão!

23 Dicas dos Maiores Especialistas em SEO do Mundo

Para entender verdadeiramente como um site funciona, eu penso que é importante ter alguma experiência prática. Obter isso é mais fácil do que você pensa. Os sites do WordPress são simples de configurar e a criação de um pouco de tráfego também pode permitir que você experimente campanhas de publicidade, análise de arquivos e muito mais!

21. Foque em conteúdo de qualidade

“A única maior dica de SEO que eu posso dar para 2017 é focar em conteúdo de qualidade. Ao longo do último ano, tenho desenvolvido extensivamente experiências sobre o quanto o balanço dos resultados de pesquisa se moveu para a qualidade do conteúdo.” – Rishi Lakhani. Consultor de SEO da Fast Fwd Multimedia.

Parece que o algoritmo do Google está ficando cada vez melhor em retirar conteúdo. E realmente começando a entender como esse conteúdo responde a uma pesquisa.

Tradicionalmente, nós costumávamos falar sobre “conteúdo”. Costumávamos martelar conteúdo em áreas onde realmente não havia estrutura. Por exemplo em Landing Pages (Página de Destino) de categorias de produtos em sites de ecommerce. Isso costumava ser bom o suficiente para dominar a curta, média e longa cauda de pesquisas. Desde que você tivesse um volume decente de links.

Meus experimentos mostraram que, embora você possa dominar essas pesquisas só com volume de links, você pode mesmo classificar melhor com menos links se sua qualidade de conteúdo for decente. Qualidade significa facilidade de leitura, fornecimento de respostas específicas, quebrando o texto em pedaços fáceis de entender e até mesmo em uma camada de semântica. Alguns dos meus pequenos sites de afiliados estão dominando espaços onde tradicionalmente gigantes do ecommerce costumavam ocupar.

22. Encontre um jeito de ter atenção

“Atenção cria consciência, que, por sua vez, cria tráfego e links, o que irá melhorar seu SEO. Você precisa encontrar um jeito de criar atenção, para seu produto, serviço, marca, empresa e / ou site.” – Patrick Hathaway. Diretor da URL Profiler.

23. Aprimore suas habilidades técnicas de SEO o máximo que for possível

“Se eu tivesse que dar uma única dica de SEO seria para aprimorar suas habilidades técnicas de SEO o máximo que for possível.” – Dan Leibson. Vice-Presidente de Local e Produto da Local SEO Guide.

Embora SEO seja uma disciplina relativamente ampla, os aspectos técnicos são relativamente opacos para muitos e não há atalho para isso. Além disso, é uma habilidade que provavelmente estará sempre em demanda.

Escrito por Fernando Vitti

Veja também:

23 Dicas dos Maiores Especialistas em SEO do Mundo via Be Commerce

Postado por Meme Digital | Agência de Marketing Digital & Desenvolvimento Web Campinas/São Paulo.
Fotos/Reprodução