Links Patrocinados – O Que São e Porque Usá-los

Você está insatisfeito com os resultados dos cliques orgânicos da sua campanha de marketing? Será que investir em links patrocinados é a melhor escolha?

O marketing digital é um mundo razoavelmente novo, com inúmeros cenários possíveis.

Por mais que você construa um planejamento detalhado e analise todas as variáveis, nem tudo acaba se tornando realidade.

Afinal, lidar com a reação das pessoas é sempre um caminho instável. Mas não desanime.

Se você conhecer seu público e entender qual método pode impactar mais o seu cliente, construir uma campanha de marketing eficiente será mais fácil. E aumentar as variações de abordagem pode ser uma boa opção.

Links patrocinados podem ser uma ferramenta simultânea à sua estratégia de marketing para aumentar os cliques orgânicos.

Hoje, as empresas procuram incentivar os cliques naturais, mas criar um caminho paralelo para aumentar a conversão é sempre bem-vindo, certo?

Quero mostrar neste artigo tudo o que você precisa saber para usar links patrocinados e aumentar a sua taxa de conversão. Além de dar algumas dicas extras que você, com certeza, vai querer descobrir.

Vamos lá? Boa leitura!

O Que São Links Patrocinados?

Você, com certeza já se deparou com links patrocinados na internet, seja nas redes sociais ou nas suas pesquisas nos buscadores.

Links patrocinados, nos buscadores, são aqueles primeiros resultados que aparecem ao pesquisar sobre determinado assunto e, logo abaixo, são sinalizados como “patrocinados” ou com a palavra “anúncio” ao lado do título.

Em algumas pesquisas, eles também podem aparecer na lateral direita do seu monitor, assim como os links patrocinados dentro do Facebook.

Já no Instagram, eles aparecem na aba do feed.

Por exemplo, se você procurar por aulas de inglês no Google, vai encontrar a seleção abaixo:

Links-Patrocinados-O-Que-São-resultado-de-pesquisa-google

Como o Google mesmo identifica, são anúncios pagos que são expostos em determinados lugares.

Essa é a forma visual que você já está acostumado a ver. Mas, há algum tempo surgiram os links patrocinados nas redes sociais.

Você já reparou que, depois de entrar em determinada loja online ou procurar por algum produto, ao acessar suas redes sociais, itens semelhantes aparecem no seu feed?

Pois é! Esses são os links patrocinados das redes sociais.

Links-Patrocinados-O-Que-São-post-patrocinado-instagram

Hoje, as duas redes que mais se utilizam dessa ferramenta de anúncio são o Facebook e o Instagram.

E o valor que cada anunciante desembolsa está ligado diretamente com a escolha da palavra-chave para aquele link patrocinado.

Afinal, quanto mais genérica é a palavra-chave, mais custoso será financiar esse anúncio.

Você é quem decide qual método usar e qual o valor inicial vai investir.

Qual a origem dos links patrocinados?

Para entender melhor o funcionamento dos links patrocinados, vamos antes voltar alguns anos no tempo para descobrir como tudo começou.

Foi em 1998 a primeira vez que os links patrocinados foram usados na internet.

O conceito foi desenvolvido pelo empresário Bill Gross, que, na época, havia fundado a empresa GoTo.com.

Nesse contexto, a ideia dos links patrocinados era mais ou menos a mesma que adotamos nos dias de hoje.

Links-Patrocinados-O-Que-São

Ou seja, depois de definir o valor da campanha, o anunciante deveria pagar um determinado custo a cada clique efetuado pelo usuário (vem aí a métrica CPC – Custo Por Clique).

Assim como acontece atualmente, esse custo era decidido por meio de leilão das palavras-chave.

Já em 2001, o Google ofereceu um acordo de 300 milhões de dólares para adquirir a patente dos links patrocinados – uma bagatela, se pensarmos no poder dessa ferramenta para que ele se tornasse o ícone que é hoje.

Um ano depois, o site “Cadê?” da empresa Yahoo também passou a trabalhar com links patrocinados no seu buscador.

Em 2005, foi a vez do provedor UOL lançar seus links patrocinados.

Parece que foi há muito tempo – e de fato, foi, se pensarmos que 15 a 20 anos na atual era digital representam mesmo uma eternidade.

O que são links patrocinados no Facebook?

Links patrocinados no Facebook são os anúncios pagos gerenciados pela plataforma e fundamentais para qualquer estratégia de marketing digital.

Primeiro, porque todo mundo está no Facebook.

E não é exagero, já que há 2,4 bilhões de usuários ativos na plataforma, de acordo com o Statista.

Em segundo lugar, porque, por meio de algoritmos super inteligentes e avançados, o Facebook Ads oferece opções extremamente segmentadas para você atingir seu público-alvo.

Com a ferramenta, você consegue exibir seus anúncios de acordo com as preferências e comportamentos de cada usuário, poupando um tempo precioso para a sua empresa.

E tem mais: quem anuncia no Facebook pode ainda expandir o mesmo conteúdo para o Instagram, Messenger e sites parceiros.

Uma bela oportunidade, não é mesmo?

Como fazer um link patrocinado no Google?

Se você já se convenceu da importância dos links patrocinados para impulsionar os seus negócios, chegou a hora de entender como colocar tudo isso em prática.

São três etapas, basicamente.

Falo sobre elas agora:

1. Defina um objetivo claro

O que deseja atingir com sua campanha? Para facilitar, o Google oferece algumas opções, como:

  • Receber mais ligações na sua empresa
  • Atrair mais visitantes na loja física
  • Gerar tráfego para seu site

Para cada objetivo escolhido, o Google fornecerá as ferramentas mais adequadas.

2. Decida onde quer anunciar

Para que lugares do Brasil ou do mundo você quer exibir seu anúncio?

De interesse local até global, o Google vai saber direcionar seu conteúdo para as pessoas certas.

3. Crise sua mensagem

Resuma em poucas palavras o que sua empresa ou produto tem de melhor.

Aqui, você também pode adicionar imagens ou banners para criar um anúncio ainda mais atrativo.

4. Defina seu orçamento

Um orçamento mensal poderá ser ajustado toda vez que você desejar.

5. Publique o anúncio

Depois de cumprida todas as etapas anteriores, é só publicar o seu material.

Seus anúncios serão exibidos de acordo com as suas preferências, e terão a opção de aparecer no buscador Google, no Google Maps e em sites parceiros.

Por último, você só vai precisar pagar o equivalente ao número de cliques dos usuários em seus anúncios.

Links-Patrocinados-O-Que-São

Como fazer links patrocinados no Instagram?

Também é possível anunciar no Instagram. A grande vantagem do Instagram Ads, além de mirar 1 bilhão de usuários, são os vários recursos que a plataforma oferece para editar seu anúncio.

Entre eles, estão vídeos, fotos e opções interativas para chamar a atenção do usuário.

Se você já tem seu perfil comercial no Instagram vinculado ao Gerenciador de Negócios do Facebook, pode começar a sua campanha em alguns passos simples.

Vamos a eles!

1. Escolha o objetivo da campanha

Para isso, você deverá acessar o Gerenciador de Anúncios, na sua página comercial do Facebook.

Assim como no Google Ads, esses objetivos podem variar de acordo com seus interesses, o que inclui:

  • Alcance
  • Envolvimento
  • Leads.
  • E por aí vai.

2. Defina as suas preferências

No mesmo painel, você poderá escolher o orçamento, público-alvo, imagens, textos e incluir o seu CTA (call to action), a chamada à ação

Lembre-se de que as imagens são os itens mais valorizados no Instagram, e, se não forem atraentes, o público pode simplesmente passar reto sem pensar duas vezes.

3. Escolha o local de veiculação do anúncio

Basta selecionar a opção “Feed do Instagram”.

Depois, é só ficar de olho e monitorar bem de perto o andamento da sua campanha.

A boa notícia é que, tanto o Google quanto o Facebook e o Instagram Ads, oferecem métricas super completas para esses fins.

Links-Patrocinados-O-Que-São

Por que usar links patrocinados na sua estratégia digital?

Não sei você, mas eu simplesmente não consigo mais imaginar a minha vida hoje em dia sem o Google. E tenho certeza que muita gente também não.

É para esse buscador que as pessoas recorrem quando querem fazer uma pesquisa, decidir um lugar para ir ou onde fazer uma boa compra.

Mas se, por um lado, o Google é um prato cheio para as empresas, por outro, ganhar visibilidade de forma orgânica e competir com marcas maiores pode ser um desafio muito difícil de ser superado.

É por isso que os links patrocinados são tão importantes.

Além de destacarem os seus anúncios entre os primeiros lugares do buscador, eles são exibidos para as pessoas certas e nos locais certos.

Links Patrocinados: O Que São e Como Fazer Uma Campanha de Sucesso via Neilpatel

Veja também:

Postado por Meme Digital | Agência de Marketing Digital & Desenvolvimento Web Campinas/São Paulo.
Fotos/Reprodução